Ser vencedor

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Atualmente, em muitas igrejas, classifica-se como vencedor a pessoa que possui Ser vencedor riqueza, negócios prósperos, bom emprego, bela família, ótima saúde, educação refinada, posição social elevada e coisas semelhantes. Naturalmente todos esses atributos são importantes para a existência humana, mas não encerram as características de uma pessoa vencedora. Se não fosse assim, não existiriam tantas mazelas entre aqueles que possuem estas qualidades.
Muito do que se prega sobre vitória está baseada numa visão distorcida das escrituras. Textos como Deuteronômio 6.18,24 (Também praticarás o que é reto e bom aos olhos do Senhor, para que te vá bem, e entres, e possuas a boa terra, a qual o Senhor prometeu com juramento a teus pais; Pelo que o Senhor nos ordenou que observássemos todos estes estatutos, que temêssemos o Senhor nosso Deus, para o nosso bem em todo o tempo, a fim de que ele nos preservasse em vida, assim como hoje se vê) ou ainda Gênesis 26.1-4 (Sobreveio à terra uma fome, além da primeira, que ocorreu nos dias de Abraão. Por isso foi Isaque a Abimeleque, rei dos filisteus, em Gerar. E apareceu-lhe o Senhor e disse: Não desças ao Egito; habita na terra que eu te disser; peregrina nesta terra, e serei contigo e te abençoarei; porque a ti, e aos que descenderem de ti, darei todas estas terras, e confirmarei o juramento que fiz a Abraão teu pai; e multiplicarei a tua descendência como as estrelas do céu, e lhe darei todas estas terras; e por meio dela serão benditas todas as naçoes da terra) acabam por incutir na mente de pessoas incautas a ideia de que a vitória está centrada apenas nas condições existenciais atuais.
Entretanto, uma visão mais pormenorizada do texto bíblico, principalmente do conteúdo do novo testamento, demonstra que aspectos que vão além da existência física terrena devem caracterizar a vida do crente vencedor. Veja o texto de Apocalipse 2.7,11,17 (Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no paraíso de Deus. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. O que vencer, de modo algum sofrerá o dado da segunda morte. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao que vencer darei do maná escondido, e lhe darei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe).
Ao invés de uma visão imediata, do aqui e agora, uma visão do porvir. Enquanto os textos de Deuteronômio e Gênesis induzem o leitor a pensar no agora, o texto de Apocalipse o conduz para o amanhã. Enquanto os primeiros se voltam para uma visão terrena, o segundo enfoca a visão celestial. Os primeiros focam o material, o segundo, o espiritual. Se a percepção do Antigo Testamento tem um enfoque da vida presente, a do Novo Testamento está centrada preponderantemente na vida futura.
Logicamente não se pode desprezar qualquer porção da Palavra de Deus. Todavia, é preciso situar seu conteúdo em contexto adequado de compreensão de modo a não distorcer a verdade bíblica. Apesar de as condições de existência da humanidade influenciarem preponderantemente na maneira como se vê o mundo e se adota ou não determinadas crenças, neste campo é mais adequado imaginar que o objetivo de vitória de Deus para as pessoas esteja no campo do eterno e não do temporário. Afinal, um Deus eterno não pode situar sua ação apenas no temporário.
Daí a ponderação de que “ser vencedor” é mais do que vencer na vida sob a ótica humanista e material. Vai além, pois engloba a existência plena do homem: a vida terrena temporária e a vida espiritual eterna. Não são à toa as palavras de Jesus em Mateus 6:31-33 (Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que havemos de comer? ou: Que havemos de beber? ou: Com que nos havemos de vestir? (Pois a todas estas coisas os gentios procuram.) Porque vosso Pai celestial sabe que precisais de tudo isso. Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas).

0 comments

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comunidade Evangelica Shalom RS

Tempo!!