Falsos Mestres

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Pois os tais são falsos apóstolos, obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo. (2 Cor. 11:13).



Um sem número de doutrinas estranhas e absurdas tem invadido as comunidades evangélicas no Brasil. A lista de ensinos é interminável. Se o seu anjo não está mais dando conta do serviço, você pode trocá-lo por um mais eficiente.





É crente que fica endemoninhado. É maldição hereditária que nem a suficiência do sacrifício de Cristo dá jeito. É espírito disso e daquilo e muita falta de vergonha na cara de pecadores que não se arrependem, de seus pecados.



Como se não bastasse, há ainda mestres, guias, reverendos, pastores, bispos e até apóstolos, anunciando um outro evangelho. Além de tantas doutrinas e ensinos disparatados, surge uma liderança televisiva que ocupa o horário nobre das redes de comunicação, prometendo o que o Evangelho não promete, mentindo ao povo crédulo de uma nação que crê em quase tudo, de orixá a anjo-da-guarda.



É uma gente que faz questão de se apresentar com títulos que se dão, aparecendo de onde não se sabe, para ensinar o povo de Deus não se sabe o quê.



Como alguém que começou seu ministério fazendo a obra de Deus, pode se tornar um falso profeta, propagador de heresias?" A Bíblia predisse que isso aconteceria: Mas o Espírito expressamente diz que, nos últimos tempos, apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores e a doutrinas de demônios (1 Tm 4:1)



Aqui o verbo grego traduzido como apostatar, é afisthmi (aphistemi) que significa literalmente: abandonar, deixar, afastar-se. Portanto, o texto se refere a pessoas que estão na verdadeira fé e se afastam dela, sendo seduzidos por ensinos demoníacos. Portanto não é nenhum absurdo pensar que certos ministérios que começaram bem, tenham sido seduzidos por heresias perniciosas



O Senhor Jesus nos adverte contra os falsos profetas que se infiltram, muito sorrateiramente, nas igrejas e, com as suas mentiras, destroem-nas. Mas, como identificá-los? Quem realmente são? Eles podem nos enganar para sempre?



O caminho apertado do discipulado de Jesus é difícil, não somente por causa dos falsos profetas que tentam nos enganar, mas também por causa da própria experiência do discipulado cristão com que podemos nos enganar a nós mesmos.



Há um grave e sério perigo: um falso discipulado. E assim muitos pensaram que eram discípulos, mas acabaram descobrindo que nunca foram.



Nós temos visto a efervescência de comunidades ditas evangélicas no Brasil. A cada hora surge uma nova comunidade, sob o título mais estranho, a reunir pessoas cuja confissão de fé soa tão superficial quanto irracional.



O que estamos vendo nestes dias de proliferação de grupos, movimentos e comunidades - sem história, sem teologia, sem doutrina, sem referencial de autoridade - mas ditos evangélicos, é o Evangelho falsificado, é o Cristo caricatural, é a mensagem mercantilizada. Tudo virou um grande show, o show da fé. É só ligar a TV e sintonizar o canal.



É por isso que não tem sido fácil ser discípulo. O verdadeiro discípulo pode ser confundido com quem quer que hoje se diga evangélico. Artistas, jogadores de futebol, ex-modelos, todo mundo virou crente, sem precisar confessar pecados e mudar de vida, pois basta gravar um CD e está tudo resolvido.





A própria experiência do discipulado pode ser dissimulada. Uma confissão de fé pode ser falsificada. A prática confessional pode ser uma farsa, sendo certo que, falsos mestres só podem gerar falsos discípulos.


Pelo que saí do meio deles, apartai-vos, diz o Senhor. (II Co. 6:17)


* Araripe Gurgel
* Pastor na Igreja Cristã da Trindade


0 comments

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comunidade Evangelica Shalom RS

Tempo!!