PESQUISA: VOCÊ É UM ARMINIANO E NÃO SABE?

sexta-feira, 13 de maio de 2011


Ao longo dos séculos, os calvinistas têm tanto sucesso vilipendiando o Arminianismo que as pessoas que são arminianas têm medo de dizer isso.  Isto é verdadeiro, mesmo que o Arminianismo seja a posição teológica do protestantismo cristão, na verdade, muitas pessoas estão arminianas e não sabem mesmo, e até mesmo negam. A presença do Arminianismo é tão generalizada que mesmo as mais fortes igrejas calvinistas têm entre seus membros os arminianos.  É irônico, então, que as pessoas tenham medo de dizer que elas são arminianas, por exemplo, muitos independentes e batistas do sul são tipicamente arminianos, mas mesmo assim muitas vezes se dizem calvinistas!

O objetivo desta pesquisa é ajudar as pessoas que têm uma teologia arminiana perceberem que elas são arminianas e ajudá-las a compreender que é bom ser arminiano.  As perguntas abordaram as questões mais pertinentes que definem Arminianismo e distinguem Arminianismo do Calvinismo.

1. Você acredita que Jesus morreu por cada ser humano?
• Se você respondeu sim à pergunta, então, pelo menos, você concorda com um dos princípios centrais do Arminianismo, e você seria geralmente indesejável em círculos calvinistas.
• Este é talvez o problema mais gritante, que divide o Calvinismo e o Arminianismo.
• A maioria dos calvinistas crê que Jesus morreu apenas por algumas pessoas, embora exista algum debate sobre se o próprio Calvino tinha essa opinião.
• Se você acredita que Jesus morreu somente para aqueles que acabariam por acreditar, então você realmente é calvinista e não um arminiano.

2. Você acredita que os seres humanos são tão depravados que eles não podem fazer nada para ganhar a salvação e que não pode escolher crer em Jesus sem a intervenção da graça de Deus?
• Se você respondeu sim, então você concorda com Arminius e o Arminianismo.
• calvinistas afirmam a mesma doutrina, mas afirmam que muitas vezes os Arminianos não, apesar de que há completa unanimidade entre os teólogos arminianos em afirmar a doutrina.

3. Você acredita que uma pessoa pode resistir ao poder de convencimento e a graça de Deus?
• Se você respondeu sim, então, novamente, você afirma outro dos princípios centrais do Arminianismo, como refletido nas palavras de Jesus: “Jerusalém, Jerusalém, quantas vezes quis eu reunir os teus filhos... mas vós não o quisestes” (Mt 23:37).
• calvinistas afirmam que Deus determinou que as pessoas vão acreditar, fazer a sua fé possível, ele os chama para a salvação de tal forma que suas próprias vontades são dominadas, para que eles não possam resistir ao chamamento à salvação
• arminianos acreditam que Deus realmente quer que cada um possa acreditar, mas quando Deus permite que uma pessoa  acredite, ele o faz de tal forma que o indivíduo ainda pode resistir ao poder de convencimento do Espírito - a fé não é um resultado necessário de Deus permitindo a graça.

4. Você acredita que você é nascido de novo quando você coloca sua fé em Jesus?
• Se você respondeu sim, então você se prende a um dos eixos principais do Arminianismo e você provavelmente não é um calvinista.
• calvinistas crêem que Deus deve primeiro dar a uma pessoa nova vida para permitir a fé, sem ter sido feito para compartilhar a nova vida, pensam que uma pessoa não pode acreditar.
• arminianos defendem que as pessoas não recebem o dom da vida nova, até que elas acreditem.
• arminianos defendem que, quando uma pessoa crê, ela é unida a Cristo e só então é que ela participa da vida nova e é nascida de novo, uma pessoa não partilha da nova vida, sem primeiro estar unida com Cristo pela fé, pois “quem que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.
(João 3:16).

5. Você acredita na eleição?
• Se você respondeu sim, então você pode ser um arminiano.
• calvinistas acreditam em uma eleição independente da fé
• arminianos acreditam que a eleição é “em Cristo”, ou seja, alguém que está “em Cristo” é eleito, mas que a fé é essencial para tornar-se unido a Cristo. Portanto, a eleição é condicionada à fé.

6. Você acredita na predestinação?
• Se você respondeu sim, então você pode ser um arminiano.
• arminianos afirmam que os crentes são predestinados para a salvação final, não que as pessoas estão predestinadas a acreditar.

7. Você acredita na segurança eterna?
• A questão é se as pessoas que verdadeiramente acreditam em Jesus para a salvação podem possivelmente destruindo a sua fé perder a sua salvação, uma vez que as pessoas que verdadeiramente colocaram sua fé em Cristo creiam que a sua salvação final é incondicionalmente garantida, ou vice-versa.
• Se você respondeu sim e não crê na segurança eterna, você pode ser um arminiano.
• o próprio Arminius era não se pronunciou sobre o assunto e nunca realmente ensinou que os crentes podem naufragar da sua fé e assim perderem a sua salvação
• Os Remonstrantes seguidores posteriores de Armínio nos debates teológicos do século 17, originalmente na Holanda não tomaram qualquer posição sobre esta questão, embora finalmente chegassem à conclusão de que os crentes podem fazer naufrágio da sua fé e assim perecer.
• Se você respondeu que não crê na segurança eterna, então você afirmou algo que muitos arminianos afirmam fortemente, e você certamente não seria bem-vindo no campo Calvinista.
• A declaração de fé oficial da Sociedade de evangélicos arminianos apenas afirma que “perseverar na fé é necessário para a salvação final”, sem comentar sobre a possibilidade de naufrágio da fé.
• Todos os calvinistas crêem na segurança eterna incondicional (alguns sem qualificação e alguns porque acham que a fé e a sua manutenção é devida à eleição incondicional).
• A maioria dos independentes e batistas do sul baseiam sua reivindicação de serem calvinistas sobre este tema único, no entanto, à luz do acordo histórico entre arminianos para permitir a discordância sobre esta questão, a segurança eterna não é um fator determinante na questão em saber se é um arminiano ou um calvinista.

8. Você acredita na visão da satisfação penal da expiação?
• Se você respondeu sim ou se você respondeu não, você pode ser um arminiano.
• A visão da satisfação penal da expiação, afirma que a morte de Jesus implica um pagamento pelo pecado.  Ela assume que a justiça de Deus exige que o pecado seja punido e que a justa ira de Deus foi desviada dos pecadores merecedores e derramou-se sobre Jesus como seu substituto
• Esta opinião é defendida pela maioria dos calvinistas e por maioria dos arminianos embora alguns arminianos rejeitem a noção de que Deus castigou o seu Filho Jesus
• Armínio afirmou o ponto de vista da satisfação penal da expiação

9. Você acredita que Deus conhece exaustivamente o futuro?
• Se você respondeu sim, você pode ser um arminiano.
• calvinistas e arminianos acreditam que Deus sabe o futuro de forma exaustiva.
• Alguns arminianos pensam que a negação dessa doutrina é uma rejeição da base do teísmo cristão, e que aqueles que negam a doutrina não podem ser arminianos.
• A Sociedade dos evangélicos arminianos afirma a doutrina, e não se pode pertencer à sociedade se não se está de acordo com ela.

10.  Você acredita na soberania de Deus?
• Se você respondeu sim, então você pode ser um arminiano.
• Todos os calvinistas e arminianos afirmam a soberania de Deus, mas diferem na dotação de Deus para a liberdade de seres humanos.
• Alguns calvinistas definem a soberania como Deus ordenar e predeterminar todas as coisas e eventos, de modo que a escolha humana é apenas uma ilusão.
• Alguns calvinistas não negam explicitamente a liberdade humana, mas a tentativa de redefini-la para encaixar seu ponto de vista da soberania.
• arminianos afirmam o livre arbítrio e que os seres humanos realmente fazem escolhas genuínas, inegavelmente, afirmando a culpabilidade humana no pecado.
• A visão arminiana da Soberania é que Deus tem o poder e a autoridade para fazer tudo o que ele quer, e nada pode acontecer a menos que ele o faça, ou permita.
• arminianos acreditam que Deus é soberano o suficiente para dotar as suas criaturas com livre-arbítrio
• A visão arminiana da soberania e da liberdade humana é motivada por sua compreensão do caráter de Deus como sendo santo, para que: 1) Deus não é o autor do mal e 2) os seres humanos são culpados por seus pecados.

Em resumo, você pode ser um arminiano e acreditar...
• Na doutrina da expiação ilimitada (Jesus morreu por todos)
• na doutrina da depravação total (as pessoas são incapazes de crer em Jesus sem a intervenção da graça de Deus)
• na doutrina da graça irresistível (Deus dispensa a graça de tal maneira que as pessoas podem resistir sua graça)
• na doutrina da eleição (todos aqueles que estão “em Cristo” são eleitos)
• na doutrina da predestinação (crentes são predestinados)
• na doutrina da segurança eterna
• na doutrina da satisfação penal da expiação (Deus puniu os pecados do mundo em Jesus)
• na doutrina da onisciência (incluindo a de que Deus conhece o futuro perfeitamente)
• na soberania de Deus (Deus pode fazer o que quiser, incluindo dotar os seres humanos de uma vontade livre).

Como afirmei anteriormente, a posição padrão do evangelismo cristão é o Arminianismo.  E como pode ser visto neste breve resumo, é bom ser arminiano.
Para uma reflexão mais aprofundada sobre estas questões, leia o arminiano Roger Olson Teologia: Mitos e Realidades, que estabelece a teologia arminiana clássica e derruba 10 mitos sobre o Arminianismo.

James M. Leonard – Batista Arminiano

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